Água de lastro
mari junho 16th, 2009
Água de Lastro
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A água de lastro é a água armazenada em tanques nos porões dos navios para dar peso e estabilidade, mantendo a segurança e eficiência operacional, especialmente quando o navio não está carregado. Ela é transportada de uma localidade para outra, levando junto espécies exóticas que podem causar danos aos ecossistemas marinhos, à saúde humana, à biodiversidade e às atividades pesqueiras.
Grande parte das espécies marinhas possui um ciclo de vida que inclui estágios planctônicos e, além desses organismos, bactérias, espécies totalmente planctônicas e pequenos invertebrados são carregados com a água do local onde os navios enchem os tanques para outros portos, quando os tanques são esvaziados.
O ambiente dentro dos tanques de lastro pode ser inóspito aos organismos e mesmo aqueles que conseguem sobreviver e são descarregados, possuem chances reduzidas de sobrevivência nas novas condições ambientais.
Porém, algumas espécies conseguem se estabelecer no ambiente invadido e tornam-se capazes de ocupar o espaço de organismos residentes. São mais suscetíveis a esse processo, portos situados em áreas protegidas, como baías e estuários, além de portos de carga ou descarga ecologicamente semelhantes.
As espécies exóticas que se fixam em novos ambientes, geralmente, ficam livres dos predadores naturais, podendo alterar o equilíbrio ecológico local, e causar impactos negativos na pesca, na aquicultura e em outras atividades econômicas.
A International Maritime Organization da ONU estima que em 1939, 497 espécies exóticas haviam sido introduzidas em ecossistemas de todo o mundo. Entre 1980 e 1998, esse número subiu para 2.214 espécies.
Para controlar os problemas causados pela água de lastro, diversos métodos vêm sendo testados como alternativa: Troca de lastro em alto mar (Considerado o método mais efetivo na prevenção de introduções biológicas), Método Seqüencial (Trata-se de operações em seqüência do deslastreamento total do tanque e subseqüente lastreamento), Método de Transbordamento (ocorre através do bombeamento da água durante certo tempo e fazendo transbordar o excesso pela parte superior do navio), Método do Fluxo Contínuo (troca do lastro sem esvaziar os tanques, enchendo-os ao mesmo tempo com água limpa numa quantidade três vezes maior ao volume do tanque), Método Brasileiro de Diluição (carregamento da água de lastro a partir do topo do tanque e, simultaneamente, a descarga dessa água no fundo do tanque).
Referências Bibliográficas:
http://www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./agua/salgada/index.html&conteudo=./agua/salgada/artigos/aguadelastro.html
http://www.portodesantos.com.br/qualidade/lastro.html
http://www.anvisa.gov.br/DIVULGA/public/paf/agua_lastro3.pdf
http://zoo.bio.ufpr.br/invasores/outros.htm