Fauna

outubro 29th, 2008

 

                   
             Annelida

ermitao Arthropoda

medusa Cnidaria

estrela Echinodermata

bivalve Mollusca

esponjas-capa1 Porifera

1b Protozoários


 

 

Entende-se por Fauna Aquática o conjunto de animais que habitam os meios aquáticos. De maneira ampla, separa-se em fauna marinha, animais aptos a viver em um meio com grande nível de salinidade, e fauna de água doce, espécies animais que habitam rios, lagos e riachos de uma região (LOPES, 2006). Essa divisão é muito genérica e dificulta abranger as especificidades de cada ecossistema.

Os ambientes aquáticos são bem distintos entre si, cada um apresenta suas características próprias como tipo de solo, vegetação, salinidade e outros aspectos que influenciam diretamente na fauna associada. Conseqüentemente, a fauna do estado de Sergipe também é rica, com uma variedade de espécies muito grande, apresentando desde indivíduos exclusivamente marinhos àqueles que conseguem suportar variações bruscas de salinidade.

Os estudos relacionados com a composição da fauna aquática são essenciais para um melhor conhecimento do número atual de espécies, servindo como base para a conservação da biodiversidade destes ambientes.



Texto escrito por: Mariana Resende de Oliveira

Referências Bibliográficas:

LOPES, C. R. Tipos de Injustos sobre a fauna aquática. In: Revista Disc. Jur. Campos Mourão, Maringá, v.2, nº 2, p. 58-82, jul/dez 2006. Universidade Estadual de Maringá, PR. Disponível em: <http://revista.grupointegrado.br/discursojuridico/include/getdoc.php?id=300&article=46&mode=pdf>. Acessado em: 20 jan. 09.

 

 

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião