Ambientes

novembro 1st, 2008

img_1153 Estuários

mangue-proj-caranguejo-97-5 Manguezais

plataforma-5 Plataforma Continental 

DSCF7349  Praias

japaratuba-est-4-96 Rios

 

 

Principais Ambientes Aquáticos

 

 

·Ambientes Marinhos

Os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície terrestre e acredita-se que o reino animal tenha se originado nesses ambientes.

Os oceanos são: Antártico, Ártico, Atlântico, Índico e Pacífico

Já os mares são corpos menores como: Mar Mediterrâneo e Mar do Norte

A composição química das águas marinhas é relativamente estável devido à ação das ondas, das marés e das correntes oceânicas, que produzem uma mistura contínua. Assim, a disponibilidade de oxigênio geralmente é constante e a salinidade no oceano aberto também mantém um mesmo nível. Porém, fatores como a luz e a temperatura são bastante variáveis, dependendo principalmente da profundidade.

As margens do continente estendem-se no litoral na forma de plataformas, seguidas por regiões mais íngremes denominadas taludes, até chegarem no piso do oceano, ou planície abissal, que pode conter montanhas e valas marinhas.

As águas que estão sobre essas plataformas continentais constituem a zona nerítica, e as águas além da plataforma constituem a zona oceânica.

Os animais que vivem nos oceanos podem ser classificados de acordo com o seu hábitat: animais que vivem suspensos ou são natatórios constituem a fauna pelágica e os que dependem do fundo para viver formam a fauna bentônica.

 

 

ambiente marinho

 

 

·Ambientes de Água Doce e Estuário

 

- Lagos

Em ambientes lacustres a temperatura é um fator importante de controle. Nesses ambientes há pouca circulação entre os níveis superior e inferior, sendo a região do fundo geralmente estagnada por falta de oxigênio, restringindo a fauna vivente.

 

- Estuário

Esse ambiente é caracterizado pela água salobra, resultado da junção dos rios e das correntes de água doce com o mar. São exemplos as fozes dos rios, os deltas circundantes, pântanos costeiros e pequenas enseadas.

A fauna é geralmente composta por invasores marinhos euri-halinos, poucas espécies de água doce que suportam a mudança de salinidade e também por animais típicos de estuários.

 

- Mangues

São locais onde os rios se expandem e, pelo contato com o mar durante as marés cheias, formam ambientes de água salobra. Nessas áreas se desenvolve uma vegetação típica, com árvores retorcidas que crescem em terreno de solo negro e lamacento

 

- Rios

É uma corrente natural de água que flui e desemboca no mar, num lago ou noutro rio.

 

 

Referências Bibliográficas:

 

RUPPERT, E. E.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. São Paulo: Roca, 1996.

http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/M%20RITA/aula16r.pdf

http://br.geocities.com/anna_rgs/paleoecologia.html

http://br.geocities.com/guaruja_1/mangues.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio<-->

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião