Ambientes
mari novembro 1st, 2008
Principais Ambientes Aquáticos
·Ambientes Marinhos
Os oceanos cobrem cerca de 71% da superfície terrestre e acredita-se que o reino animal tenha se originado nesses ambientes.
Os oceanos são: Antártico, Ártico, Atlântico, Índico e Pacífico
Já os mares são corpos menores como: Mar Mediterrâneo e Mar do Norte
A composição química das águas marinhas é relativamente estável devido à ação das ondas, das marés e das correntes oceânicas, que produzem uma mistura contínua. Assim, a disponibilidade de oxigênio geralmente é constante e a salinidade no oceano aberto também mantém um mesmo nível. Porém, fatores como a luz e a temperatura são bastante variáveis, dependendo principalmente da profundidade.
As margens do continente estendem-se no litoral na forma de plataformas, seguidas por regiões mais íngremes denominadas taludes, até chegarem no piso do oceano, ou planície abissal, que pode conter montanhas e valas marinhas.
As águas que estão sobre essas plataformas continentais constituem a zona nerítica, e as águas além da plataforma constituem a zona oceânica.
Os animais que vivem nos oceanos podem ser classificados de acordo com o seu hábitat: animais que vivem suspensos ou são natatórios constituem a fauna pelágica e os que dependem do fundo para viver formam a fauna bentônica.
·Ambientes de Água Doce e Estuário
– Lagos
Em ambientes lacustres a temperatura é um fator importante de controle. Nesses ambientes há pouca circulação entre os níveis superior e inferior, sendo a região do fundo geralmente estagnada por falta de oxigênio, restringindo a fauna vivente.
– Estuário
Esse ambiente é caracterizado pela água salobra, resultado da junção dos rios e das correntes de água doce com o mar. São exemplos as fozes dos rios, os deltas circundantes, pântanos costeiros e pequenas enseadas.
A fauna é geralmente composta por invasores marinhos euri-halinos, poucas espécies de água doce que suportam a mudança de salinidade e também por animais típicos de estuários.
– Mangues
São locais onde os rios se expandem e, pelo contato com o mar durante as marés cheias, formam ambientes de água salobra. Nessas áreas se desenvolve uma vegetação típica, com árvores retorcidas que crescem em terreno de solo negro e lamacento
– Rios
É uma corrente natural de água que flui e desemboca no mar, num lago ou noutro rio.
Referências Bibliográficas:
RUPPERT, E. E.; BARNES, R. D. Zoologia dos Invertebrados. São Paulo: Roca, 1996.
http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/M%20RITA/aula16r.pdf
http://br.geocities.com/anna_rgs/paleoecologia.html