Fauna

junho 11th, 2009

          Muitas vezes quando vocês se perguntam sobre os animais do manguezal, a primeira resposta que vem a mente é caranguejo, caranguejo e caranguejo. A resposta está correta, porém mesmo sendo um dos principais grupos dos manguezais, será que só existem eles? Para começar, os animais serão divididos em dois grupos: as espécies residentes e as espécies visitantes do manguezal.

          Alguns animais utilizam o ecossistema como local de alimentação, de proteção contra predadores, de reprodução. Alguns filhotes de animais marinhos e de água doce usam o manguezal para completar seu desenvolvimento, utilizando o ecossistema como abrigo e fonte de alimentação como por exemplo, alguns camarões e peixes como: carapeba, espada, cavalo-marinho, pescada, robalo, vermelha, tainha, baiacu e outros. Algumas aves vão ao ecossistema para fazer seus ninhos, para se alimentar e,no caso das migratórias,  para descansar. Alguns mamíferos como guaxinis e morcegos, buscam no manguezal fonte de alimentação. Todos esses animais são considerados visitantes.

 

1

Aves visitantes do manguezal. (Aracaju -SE)

 

           O manguezal oferece diversos habitats para a fixação de vários animais. A fauna pode viver enterrada no solo lamacento (anelídeos, bivalves, nematodas, nemertinos), associada às raízes das árvores (cracas, ostras e mexilhões), rastejando ou andando sobre o sedimento e também sobre as árvores (caranguejos, siris, gastrópodes). Existem também insetos como, lagartas, borboletas, abelhas, mutucas, dentre outros. A fauna que vive sua vida no manguezal faz parte do grupo de residentes.

          O grupo de animais mais rico em indivíduos nos manguezais é representado pelos organismos que vivem no sedimento, sendo os principais produtores de detritos orgânicos no ecossistema. Por possuírem o hábito de escavar, eles acabam trazendo a matéria decomposta das plantas para a superfície, onde a ação de microrganismos vai ajudar na formação dos detritos. A grande variedade de espécies desse grupo compõe a base vital para outros organismos que vivem ou que visitam o ecossistema, tanto na oferta de nutrientes como na cadeia alimentar.

 

 

000_0499

Caranguejo Uca

 

          Chegando aqui você imaginaria que a fauna do manguezal é diversa e tão importante ecologicamente? Que animais você já viu em manguezais de sua região? E caso você não tenha sido atacado por nenhum animal pelo caminho, envie-nos suas dúvidas e sugestões. Acesse aqui também informações e imagens de alguns representantes da Fauna de Invertebrados.

 

Texto escrito por: Dante Luís S. Mariano

 

Voltar

 

Referências Bibliográficas

ALVES, S. N. Ecofisiologia do Manguezal. Org. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Aracaju: Degrase, 2008.

COELHO, P.A.; BATISTA-LEITE; L.M.A.; SANTOS,M.A.C.; TORRES, M.F.A. O Manguezal In Oceanografia: Um cenário tropical. Org. por Enide Eskinazi-Leça; Singrid Neumanm-Leão; Mônica Ferreira da Costa. Recife: Bagaço, 2004.

MASTALLER, M. Resumo da literatura sobre conceitos do uso de áreas de mangue, com referência especial para a aqüicultura artesanal. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), S/D.

MELO, R.L.S.; TENÓRIO, D. O., 2000. A malacofauna. In: BARROS, H.M ESKINAZI-LEÇA, E.; MACEDO, S.J.; LIMA, T.; Gerenciamento Participativo de Estuários e Manguesais. Recife: Ed. Universitária /UFPE.

OLIVEIRA, M.A., 2005. Variação espaço-temporal da macro e megafauna bêntica ocorrente no manguezal do calçadão da praia 13 de julho, Aracaju-SE. Monografia de Bacharelado em Ciências Biológicas. Departamento de Biologia da Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão.

 

ROSA FILHO, J.S.; BUSMAN, D.V.; VIANA, A.P.; GREGÓRIO, A.M.; OLIVEIRA, D. M., 2006. Macrofauna bentônica de zonas entre-marés não vegetadas do estuário do rio Caeté, Bragança, Pará. Bol. Mus. Para. Emílio Goeldi, Ciências Naturais, Belém, v. 1, n. 3, p. 85-96, set-dez. 2

4 Respostas em “Fauna”

  1. glemersonon 01 out 2009 at 10:22

    o que você fez foi uma coisa muito boa, continue fazendo isso.

  2. Ronald Nascimentoon 27 jun 2011 at 21:31

    Adorei esses textos, me deu uma grande base no meu trabalho a respeito do manguezal . Parabéns !

  3. amandaon 11 jul 2012 at 7:53

    ajudou um monte

  4. Izadoraon 23 jul 2012 at 8:00

    Bom dia

    Achei muito legal a apresentação do Atlas, bastante didático! Gostaria de saber se vocês possuem informações sobre a fauna da Reserva do Tramanday

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião