Maria-farinha na praia

outubro 18th, 2011

Ocypode quadrata (Fabricius, 1787), mais conhecido como Maria-farinha, espécie de caranguejo pertence à família Ocypodidea é assim conhecido porque a tonalidade do seu corpo é da cor da areia (camuflagem), dificultando a visualização da espécie. Para sua proteção são feitas tocas que consistem em buracos na areia que chegam até um metro e meio de profundidade, fora do buraco, sua única proteção é a cor esbranquiçada que o deixa quase invisível.

O. quadrata é conhecido vulgarmente em outros lugares como vasa-maré, guaruçá, guriçá e caranguejo-fantasma. Habitam praias arenosas, construindo tocas no supralitoral, ou seja, linha mais próxima da faixa d’água (I). Representantes desta espécie apresentam grande importância ecológica como consumidores de detritos orgânicos e transferidores de energia entre diferentes níveis tróficos, que são as etapas, ou níveis, da cadeia alimentar (III).

 Estudos realizados por Haley apontam que a reprodução do O. quadrata acontece sempre nas estações mais quentes: primavera e verão. No litoral sergipano com características de clima tropical úmido, pode não haver um período específico de acasalamento para reprodução (I).

Toca ativa de maria-farinha

Segundo WOLCOTT (1978) o hábito de se ocultarem em tocas é importante fator de sobrevivência nas praias cujo tráfico de pessoas é intenso. A atividade humana em praias arenosas pode ter importantes conseqüências para os animais e plantas que vivem nestes habitats, sendo que as áreas superiores das praias expostas são tipicamente habitadas por Marinha-farinha e outras diversas espécies (II).

Texto escrito por: Maria Elielma Santos

Outras informações:
I – http://www.scielo.br/pdf/rbbio/v59n1/v59n1a13.pdf
II – http://www.avesmarinhas.com.br/Monografia%20juliano.pdf
III – http://www.seb-ecologia.org.br/viiiceb/pdf/1416.pdf

Uma resposta em “Maria-farinha na praia”

  1. Leano Xavier Da Fonsecaon 16 abr 2013 at 10:37

    Olá bom dia.eu gostaria de receber mais artigos com relação.a maria farinha e quadrata.pois aqui na minha região eles estão desaparecendo .e banhistas brincam com este animalzinho.gostaríamos de fazer uma campanha de coscientização par a preservação .obrigado e sucesso .

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião