Ventos

janeiro 18th, 2011

vento
Praia do Litoral Norte Sergipano


Os ventos atuam como importantes agentes na dinâmica sedimentar das praias, participando do processo de geração de ondas e do transporte (por saltação ou arraste) de significativa quantidade de areia na região costeira, o que pode refletir na formação de dunas.
A costa sergipana não apresenta ventos muito fortes, com a velocidade muito elevada, sendo normalmente considerada uma região meteorologicamente calma. Durante todo o ano, é controlada pelo anticiclone semifixo do Atlântico Sul, com dois regimes bem definidos e uma situação intermediária, com alternância dos ventos, em abril, agosto e setembro. O primeiro regime, proveniente da região oriental do anticiclone, provoca os alísios de SE e ocorre de maio à julho. Enquanto o segundo, oriundo da parte setentrional do anticiclone, origina os ventos de NE, alísios de retorno, no período de outubro a março.


Referências Bibliográficas:

FILHO, A. C. P. Contribuição ao estudo da dinâmica praial. (Programa de Pós-Graduação em Geologia Ambiental), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1995.

FONTES, A. L.; CORREIA, A. L. F. Diagnóstico ambiental físico do município de Aracaju como subsídio ao estudo de impacto ambiental na zona costeira do Estado de Sergipe. In: Encuentro de Geógrafos da América Latina, XII, 2009, Montevideu. Encuentro de Geógrafos de América Latina, XII. Montevideu : Imprensa Gega, 2009. v. v 1. p. 125-140. Disponível em: <egal2009.easyplanners.info/.../7484_Fontes_Aracy_Losano_Fontes.doc>. Acesso em: 15 jan. 2011.

PLANAVE. Estudos e Projetos de Engenharia - Estudo da Evolução Costeira do Litoral Sergipano. Relatório Final, 1992.

 

VOLTAR

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião