Ophiuroidea

novembro 17th, 2008

 

Classificação

Reino: Animalia

Filo: Echinodermata

Classe: Ophiuroidea

 

Descrição da classe

Os Ophiuroidea são Echinodermata com braços bem definidos, nitidamente distintos do disco e geralmente em número de cinco (porém podem apresentar vários tipos de ramificação), alongados e estreitos, constituídos de ossículos e por placas laterais, ventrais e dorsais. Não apresentam sulco ambulacral na face ventral dos braços, os aparelhos digestivos e reprodutor estão confinados no disco e os braços são bastante móveis.

Vivem nos mais diversos tipos de substratos, sendo que várias espécies são conhecidas como epizóicas (vivem sobre gorgônias), epífitas (vivem sobre algas), no interior de Porífera, de algas calcárias, debaixo de pedras, enterradas com os braços de fora do sedimento para capturar alimento, etc. podem ser suspensívoros, detritófagos, carnívoros e mesmo piscívoros. Algumas espécies de Ophiuroide da epifauna de fundos não consolidados formam densas populações (os bancos de ofiuróides). No Antártico estão entre os mais abundantes animais da comunidades bênticas. Constituem o grupo mais diversificado e abundante dos Echinodermata recentes.

 

Distribuição Geográfica

Os Ophiuroidea vivem no médio litoral inferior – infralitoral superior até pouco mais de 8.000 metros de profundidade.  Ocorrem no estado de Sergipe.

 

Nome Popular

Estrela-do-mar quebradiça, estrela-cesto, ofiúro

 

Referência

Estrela do mar. Disponível em: http://www.showaquatico.hpg.ig.com.br/estrelas.html. Acessado em: 28/10/02.


RUPERT, E. E. & BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 6. ed. São Paulo: Roca, 1996.


TOMMASI, L. R. Echinodermata recentes e fósseis do Brasil. Disponível em: http://www.bdt.fat.org.br/zoologia/echinodermata/. Acessado em: 11/09/02.

Voltar

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião