Cnidaria
mari novembro 18th, 2008
O Filo Cnidaria reúne uma miríade de animais, marinhos ou de água doce, que encantam por sua beleza e peculiaridade, como é o caso das anêmonas-do-mar, das águas-vivas e dos corais. Esses animais, predominantes de regiões mais quentes e tropicais, podem viver isoladamente ou formar colônias, e apresentam basicamente dois tipos morfológicos: as medusas (livres natantes) e os pólipos (sésseis).
A característica mais marcante desse Filo é a presença de células especiais, os cnidoblastos, que podem conter organelas urticantes denominadas nematocistos, utilizadas para paralisar e capturar a presa.
Diferente dos poríferos, os cnidários possuem maior organização celular, apresentando cavidade digestória, fibras musculares e uma rede de células nervosas. São os primeiros animais dotados de tecidos organizados, possuindo, inclusive, alguns esboços de órgãos e sistemas.
O corpo apresenta simetria radial e é composto por uma epiderme externa, uma gastroderme interna e uma mesogléia interposta.
A reprodução pode ser assexuada ou sexuada, podendo haver alternância de gerações envolvendo pólipos e medusas.
Texto escrito por: Juliano S. Lima e Nayara Gomes da Cruz
Olá, muito legal, mas falta o grupo dos Cubozoários…são os mais interessantes…toxinas poderosas e muitas curiosidades…acho que ficaria muito melhor com os Cubozoários!!