Arthropoda

novembro 12th, 2008

Morfologia Interna

Classificação Taxonômica

 

artropodes

  

Como saber quais animais são artrópodes? Como você sabe que um coelho ou uma rã não pertencem a esse grupo? Ou como você sabe que um siri e camarão fazem parte dele? O que os distingue dos outros animais?

É fácil...

  

O Filo Arthropoda (arthron = articulação / podos = pé) é caracterizado por animais invertebrados, protostômios e eucelomados que possuem as extremidades articuladas. Esses indivíduos conseguiram desenvolver características estruturais e fisiológicas bastante diversas, o que os ajuda a ocupar praticamente todos os ambientes da Terra, sendo o maior filo do Reino Animal.
A característica distinguível dos artrópodes é a presença de um exoesqueleto quitinoso ou cutícula, que é secretado pela epiderme subjacente e protege sem prejudicar a mobilidade. 
Esse esqueleto é constituído de uma camada mais interna e grossa, a procutícula, e uma camada mais externa e fina, a epicutícula. A procutícula ainda é dividida em exocutícula e endocutícula, ambas constituídas de quitina.
 

  

exoesqueleto arthropoda 2

Figura 1: Tegumento dos artrópodes
www.portalsaofrancisco.com.br

  

Apesar de ser um esqueleto rígido, existem regiões mais finas e flexíveis, membranas articulares, que conectam uma placa a outra, permitindo o movimento.
A cutícula é basicamente divida em quatro placas primárias: um tergo (dorsal), duas pleuras (laterais) e um esterno (ventral).

tergo, pleura e esterno

Figura 2: Divisão da cutícula
www.scielo.br

 


Algumas placas esqueléticas se fundem formando os tagmas.
Em crustáceos e insetos, a cutícula forma invaginações que servem para a inserção da musculatura, apódemas.

Como o exoesqueleto não cresce juntamente com o corpo do animal, ele impõe certas restrições e deve ser trocado em determinados intervalos de tempo, sendo substituído por um maior, num processo chamado ecdise ou muda.

 

Referências Bibliográficas:

HICHMAN JR, C. P.; ROBERTS, L. S.; LARSON, A. Princípios Integrados de Biologia. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.

http://www.avesmarinhas.com.br/Arthropoda.PDF

http://docentes.esalq.usp.br/lccbferr/ArtropodaTeo1.pdf

 

VOLTAR

 

Uma resposta em “Arthropoda”

  1. Ana Carolineon 10 nov 2012 at 10:22

    não achei fasio saber quais os animais q representam os artrópodes, pois aqui n dis ;//

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião