Rio Piauí
mari abril 12th, 2010
Estuário do Rio Piauí e Real em: http://www.semarh.se.gov.br
Descrição da Bacia:
O rio Piauí possui 132km de extensão, nascendo na serra dos Palmares, no município de Riachão do Dantas, e desembocando entre os municípios de Estância e Jandaíra, após a confluência com o rio Fundo, pela margem esquerda, e com o rio Real, pela margem direita.
A bacia hidrográfica do Rio Piauí está localizada na parte sul do estado de Sergipe e possui uma área geográfica de 4.150 km2, equivalentes a 19% do território estadual. Ela abrange, total ou parcialmente, 15 municípios.
Principais afluentes:
Margem direita: os rios Arauá e Pagão
Margem esquerda: Jacaré, Piauitinga e Fundo.
Produtividade do estuário do rio Piauí:
A bacia do rio Piauí destaca-se na produtividade de camarão cultivado, ocupando o 4° lugar em termos de área produtiva de Sergipe. A maior parte desse cultivo está localizado no município de Estância, seguido pelo município de Santa Luzia do Itanhy.
Atividades Relacionadas:
-
Irrigação;
-
Mineração;
-
Indústrias;
-
Consumo humano e animal;
-
Pesca;
-
Turismo e lazer.
Atividades Impactantes:
A bacia hidrográfica do rio Piauí, assim como a de outros rios, não escapa da devastação causada pelo homem. Além dos problemas relacionados com os resíduos industriais, existem outras atividades que causam danos, como: esgoto a céu aberto, descarte de lixo, assoreamento de rios e riachos, pesca predatória, uso indiscriminado de agrotóxicos e desmatamento.
FOTOS!!!
Não deixe de ver as fotos do Rio Piauí e conhecer mais sobre Sergipe!
Referências Bibliográficas:
http://www.semarh.se.gov.br
http://www.fapese.org.br/revista_fapese/v3n1/artigo7.pdf
hidroweb.ana.gov.br/cd4/se.doc
[…] como o escritor, a ponte erguida sobre o Rio Piauí, tem o espírito arrojado e inovador do povo sergipano. Ao estabelecer a ligação entre os […]