Marés
mari janeiro 18th, 2011
Marés são as oscilações verticais periódicas da superfície de uma massa d’água sobre a Terra. Elas refletem a ação combinada das forças de atração gravitacional entre a Terra, a Lua e o Sol, e dos movimentos rotacionais da Terra, que geram forças centrífugas: no ponto da Terra mais perto da Lua, a água se eleva por causa da força gravitacional; enquanto no lado oposto, mais afastado, ela também se eleva, mas agora devido à força centrífuga. Devido à proximidade, a Lua exerce uma força gravitacional maior sobre a Terra do que a exercida pelo Sol.
As marés são de grande importância na formação e na modelagem erosiva de alguns perfis praiais.
ELEMENTOS DAS MARÉS
- Enchente = Período durante o qual o nível da água sobe.
- Preamar = Nível máximo atingido.
- Estofo de enchente = Período no qual o nível máximo permanece estacionado.
- Vazante = Período durante o qual o nível da água baixa.
- Baixa-mar = Nível mínimo atingido.
- Estofo de vazante = Período no qual o nível mínimo permanece estacionado.
Em Sergipe, o padrão do ciclo de marés é semi-diurno, com a ocorrência de 2 preamares e 2 baixa-mares no período de 1 dia lunar. O dia lunar é o período que a Terra leva para efetuar uma rotação completa com relação à Lua, que corresponde a 24h 50min.
Na costa sergipana, a amplitude máxima entre as marés ocorre nos equinócios de março e setembro, com uma diferença de 2,5m entre as marés alta e baixa.
AS MARÉS DE SIZÍGIA (OU DE ÁGUAS VIVAS) E AS MARÉS DE QUADRATURA (OU DE ÁGUAS MORTAS).
Ciclos das marés. Fonte: Souza et al (2005).
Em: http://www.ccron.org.br/images/file/artigos%20josue/ARTIGO%209.pdf
- Marés de Sizígia: Acontece quando as forças de atração da Lua e do Sol se somam, produzindo marés com preamares (PM) muito altas e baixa–mares (BM) muito baixas. Ocorrem na Lua Nova e na Lua Cheia, quando a Lua, a Terra e o Sol encontram-se alinhados.
Posição da Terra, da Lua e do Sol na maré de sizígia, em: http://www.propesca.com.br/?area=/fique_sabendo/luas_e_mares
- Marés de Quadratura: Acontece quando as forças de atração do Sol e da Lua se opõem, produzindo marés com preamares (PM) mais baixas e baixa–mares (BM) mais altas. Ocorrem na Lua Quarto Crescente e na Lua Quarto Minguante.
Posição da Terra, da Lua e do Sol na maré de quadratura, em: http://www.propesca.com.br/?area=/fique_sabendo/luas_e_mares
CLASSIFICAÇÃO DOS REGIMES DE MARÉS:
- Micromarés – menores que 2 metros;
- Mesomarés – entre 2 e 4 metros;
- Macromarés – maiores que 4 metros.
Na costa sergipana há predominância de regime de mesomarés, podendo ocorrer, eventualmente, as marés de tempestades (ressacas), que movimentam grande quantidade de sedimento e contribuem para o processo erosivo.
TÁBUAS DE MARÉS:
Não deixe de conferir as tábuas de marés: http://www.mar.mil.br/dhn/chm/tabuas/index.htm
Referências Bibliográficas:
CARVALHO, M. E. S.; FONTES, A. L. Caracterização geomorfológica da zona costeira do estado de Sergipe. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA, VI, 2006, GOIÂNIA – GO. ANAIS/RESUMOS. GOIÂNIA, 2006. v. 1. p. 154. Disponível em: http://www.labogef.iesa.ufg.br/links/sinageo/index/articles/254.pdf. Acesso em: 28 dez. 2010.
FILHO, A.C. P. Contribuição ao estudo da dinâmica praial. (Programa de Pós-Graduação em Geologia Ambiental), Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1995.
REGO, E. L. A planície costeira do município de Aracaju: evolução geológico-geomorfológica e degradação ambiental. Monografia. (Pós-Graduação – Latu sensu – Ecologia e Conservação de Ecossistemas Costeiros), Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2007.
Sites:
http://www.mar.mil.br/dhn/bhmn/download/cap10.pdf
http://www.ccron.org.br/images/file/artigos%20josue/ARTIGO%209.pdf




Valeu!!! realmente era a definição exata que eu estava procurando!!!!
u.u vou usar pro meu trabalho de ciências valei!!!