Hippolysmata oplophoroides
mari novembro 17th, 2008
Classificação
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Família: Hippolytidae
Gênero: Hippolysmata
Espécie: Hippolysmata (Exhippolysmata) oplophoroides
Descrição da espécie
E. oplophoroides apresenta um rostro longo, fino e recurvado, com a porção basal elevada em uma crista com nove a dez dentes muito próximos, nos adultos. Um dos dentes situa-se a uma certa distância atrás da crista, na porção superior. Os dentes restantes, na margem dorsal, situados sobre o rostro, apresentam-se em número de um a seis e estão muito separados; na margem ventral encontramos de dez a quatorze dentes. Ocorre um espinho pterigostomial no ângulo antero-lateral do bordo da carapaça.
O segundo pereiópodo é fino, pouco diferente em tamanho, às vezes chegando ao fim do 3º maxilípodo, com quela pequena e fina; o carpo apresenta cinco vezes o comprimento da quela e apresenta 13 a 15 subdivisões, sendo a primeira e a última mais longas; já o mero apresenta seis subdivisões. O terceiro e o quinto pereiópodos são finos, e o dáctilo simples. A porção dorso-posterior do terceiro segmento abdominal apresenta um espinho proeminente.
E. oplophoroides vive próximo à praia, em estuários, sobre fundos arenosos e lamosos de até 45 metros de profundidade
Distribuição Geográfica
América do Norte, desde a Carolina do Norte até o Texas e, na América do Sul, desde as Guianas até o norte do Uruguai.
Distribuição local
Este camarão é encontrado em toda a costa do estado de Sergipe, principalmente ao sul do estado e em águas mais rasas dos 10 aos 20 metros de profundidade.
Nome Popular
Camarão-espinho
Importância Econômica
A espécie em questão tem pouco interesse comercial devido ao seu pequeno tamanho. Ele é capturado com redes por pequenas embarcações ou mesmo grandes barcos pesqueiros.
Texto escrito por: Juliana F. V. Munduruca
Referências Bibliográficas:
CERVIGÓN, F.; CIPRIANI, R.; FISCHER, W.; GARIBALDI, L.; HENDRICKX, M.; LEMUS, A. J.; MÁRQUES, R.; POUTIERS, J. M.; ROBAINA, G. & RODRIGUEZ, B. Guia de campo de las especies comerciales marinas y de aguas salobres de la costa septentrional de Sur America. Roma: Organizacion de las Naciones Unidas para la agricultura y la alimentacion, 1992.
Exhippolysmata oplophoroides. Disponível em: http://www.jamarc.go.jp/zukan/c/c-1/c-m010/c-066.htm. Acessado em: 15/08/01.
MUNDURUCA, J. F. V. Distribuição espaço-temporal e parâmetros biométricos do camarão Hippolysmata (Exhippolysmata) oplophoroides (Holthuis, 1948) na região costeira do estado de Sergipe. Sergipe, 2001.
RUPERT, E. E. & BARNES, R. D. Zoologia dos invertebrados. 6. ed. São Paulo: Roca, 1996.