Sistemas

julho 2nd, 2009

artropodes5

 Figura 1: Morfologia Interna
http://br.geocities.com

 

Sistema Muscular: complexo, composto por músculos estriados para ações rápidas e musculatura lisa nos órgãos viscerais.
Sistema Digestório: trato digestivo completo, com a ectoderme revestida de quitina constituindo o intestino anterior e o posterior.
Sistema Circulatório: aberto, com um coração contrátil dorsal, artérias e hemocele.
Sistema Respiratório: apresenta-se bastante variado, podendo ocorrer através da superfície corpórea, de brânquias, das traquéias ou de pulmões foliáceos.
Sistema Nervoso: alto grau de cefalização, com um gânglio cerebral dorsal anterior e cordão nervoso ventral com expansões ganglionares em cada segmento. O cérebro consiste em três regiões principais: protocérebro (anterior), deutocérebro (médio) e tritocérebro (posterior), cada uma responsável por funções específicas. Apresentam órgãos sensoriais bem desenvolvidos, com uma boa percepção do ambiente ao redor.
Sistema Excretor: os artrópodes possuem dois tipos de órgãos excretores: túbulos de Malpighi e sáculos pareados, denominadas glândulas coxais, antenais ou maxilares, a depender do apêndice que está associado.
Sistema Reprodutor: geralmente os sexos são separados, com órgãos reprodutores pareados. Podem ser ovíparos ou vivíparos, com fertilização geralmente interna e metamorfose comum.

 

 

VOLTAR

 

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião