Aratus pisonii

julho 5th, 2009

DSC00600

Classificação taxonômica
 
Reino: Animalia
Filo: Arthrophoda
Subfilo: Crustacea
Classe: Malacostraca
Ordem: Decapoda
Infraordem: Brachyura
Família: Grapsidae
Gênero: Aratus
Espécie: Aratus pisonii (H. Milne Edwards)

Descrição
Um caranguejo que apresenta hábito arborícola, sendo encontrado em ramos e troncos das árvores de manguezal .É uma espécie muito abundante, habitando principalmente a borda e o meio do manguezal

Distribuição geográfica
Atlântico Ocidental desde a Flórida, Golfo do México, Antilhas, norte da América do Sul, Guianas, até o Brasil (Piauí ao Paraná); e no Pacífico Oriental da Nicarágua até o Peru.

Distribuição local
Ocorre em Sergipe

Nome popular
Marinheiro, aratu

Importância
Importante para o funcionamento do ecossistema manguezal e quando ocorre algum impacto sobre a cobertura vegetal essa fauna decresce sensivelmente.

Curiosidade
É um importante membro da comunidade do mangue vermelho, destruindo e prejudicando as folhas, em função de seu hábito herbívoro. Porém, de acordo com, essa espécie também se alimenta de pequenos insetos e, quando possível, de pedaços de animais que podem ser encontrados presos entre as raízes do mangue.

Referências Bibliográficas

ALVES, S. N. Ecofisiologia do Manguezal. Org. Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos. Aracaju: Degrase, 2008.

MASTALLER, M. Resumo da literatura sobre conceitos do uso de áreas de mangue, com referência especial para a aqüicultura artesanal. Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), S/D.

NICOLAU, C. F.; OSHIRO, L. M. Y. Distribuição espacial, sazonal e estrutura populacional do caranguejo Aratus pisonii (H. Milne Edwards) (Crustacea, Decapoda, Sesarmidae) do manguezal de Itacuruçá, Rio de Janeiro, Brasil. Rev. Bras. Zool. vol.24 no.2 Curitiba, 2007.

 

VOLTAR

Trackback URI | Comments RSS

Deixe sua opinião